5 Níveis de consciência em vendas. Como podemos identificá-los para vender mais?

1º Nível – INCONSCIENTE DO PROBLEMA
 
Aqui o seu Alvo ainda não possui consciência alguma do problema que ele precisa resolver.  Por isso o cliente potencial não enxergará prioridade em resolver uma determinada demanda!
 
É nesse ponto que devemos buscar construir elementos que irão gerar uma boa conexão com o seu Alvo e Você.  Neste desdobramento é muito importante que você sempre relacione o problema do cliente com a solução que você tem a oferecer, sem focar apenas no seu produto ou serviço exclusivamente.
 

2º Nível – CONCIENTE DO PROBLEMA
 
Despertado o interesse no problema pelo seu Alvo, ele imediatamente irá buscar entender mais sobre esse problema e como ele irá resolver isso de forma eficiente. 
 
Nesse ponto, você deve mostrar sua solução. Porém, siga a regra de não focare apenas sobre o seu produto ou serviço e sim em todos os benefícios e características que o seu produto ou serviço, trará para seu Alvo.
 
Você precisa mostrar para o seu Alvo que você está apto a sanar as dores dele!  Esse momento de conexão é essencial para gerar um relacionamento para avançar no processo de venda já iniciado.
 

3º Nível – CONCIENTE DA SOLUÇÃO
 
Nesse ponto, o seu Alvo já sabe quais são as melhores opções para solucionar o seu problema.  Ele sabe os resultados que precisa e a onde ele deve chegar.  
 
É nessa hora que você precisa se posicionar como a MELHOR SOLUÇÃO.  Lembre-se que, nesta etapa, o seu Alvo ainda não sabe se você entrega de fato a solução e nem o que você resolve de forma clara ainda.
 
 
Portanto, será necessário educá-lo sobre a sua solução e mostrando que é melhor que a concorrência.  
O ideal é você não apenas descrever a sua solução, mas mostrar os seus benefícios, usando materiais didáticos e educativos como vídeos, artigos, cases, portfólio, depoimentos e se possível até referências de outros clientes, para que consiga gerar valor ao que está oferecendo. 


4º Nível – CONSCIENTE DA PRODUTO
 
Nesse ponto, o seu Alvo está consciente e inteirado do seu produto ou serviço, e já tem conhecimento consciente das possíveis soluções que ele oferece em relação ao mercado onde ele atua. 
 
Com esse trabalho de Educação o seu cliente passa a conhecer muito melhor o seu produto ou serviço, mas ainda não tomou a decisão se irá de fato virar seu cliente.
 
 E por qual motivo?  Para realizar um raio x eficiente, primeiro precisamos entender o que se passa na cabeça do seu Alvo.  Seus medos, desejos e objeções que ele está confrontando naquele momento. 
 
Entendo isso, é agora que você precisa extinguir essas objeções, utilizando gatilhos de vendas, como depoimentos, cases de sucesso, mostrando resultados de outros clientes que você já atende, deixando bem claro a relação custo-benefício, do seu produto ou serviço, para resolver de forma eficaz as dores do Alvo.
 

5º Nível – CONSCIENTE DA DECISÃO
 
Aqui você já construiu um relacionamento com o Alvo!  Já entendeu suas dores, desejos e necessidades dele e você tem confiança que seu produto/serviço, tem as condições de atender o cliente potencial de forma eficiente. 
Então, é agora ou nunca! Você deve conduzir o fechamento,
Use técnicas de fechamento, ajudando o cliente decidir para finalizar a negociação, convertendo em venda ou não. 
Use ofertas, gatilhos mentais de escassez, condições exclusivas para fechamento naquele momento, bônus e etc. Com esse empurrão, seu cliente saíra de cima do muro e tomará a decisão! Reforce bem seus argumentos para dar esse empurrão e garanta assim um novo cliente!
Em um processo de vendas, em diversas situações a pessoa se aproxima da sua empresa por ter uma pequena noção do problema ou da necessidade que gera dor e ineficiência de seus resultados.   Por isso, o fornecedor precisa entender que essa percepção sobre sua solução pode ser limitada para o Alvo, criando ruídos que impedem o prospecto de enxergar o verdadeiro valor da solução que você oferece.

Internalize e siga essas dicas que seus resultados em vendas irão se potencializar a cada dia!

Mãos na obra e boas vendas!

Esse conteúdo te ajudou?

Deixe suas dúvidas ou opniões nos comentários!

Compartilhar no Facebook
Sobre o Autor:
Dênis Villas Bôas
Dênis Villas Bôas

Publicitário, Programador, Designer e Desenvolvedor Web, com mais de 20 anos experiências diárias nas áreas de Marketing, Comunicação, Publicidade e Tecnologias da Informação. Atende atualmente centenas de empresas, desenvolvendo sistemas, criando web sites responsivos, criando Marketing Digital e disponibilizando ferramentas inovadoras para as mesmas. Atividades profissionais como Executor de  Marketing - DECOM da Universidade de Cuiabá - UNIC (1999 à 2002),  Diretor de Marketing - Colégio Isaac Newston  - CIN (2002 à 2003), Criação e Arte Finalização - RKF Publicidade  (2003), Criação e Arte Finalização - Cia da Propaganda (2004), CEO - Villas Bôas Web (Desde 2000).

Conteúdos Relacionados



Destaques Criação Web

Recent Work

2º Congresso do Direito do Trabalho

Recent Work

Congresso 20 Anos do Código Civil Brasileiro

Recent Work

ABFP - Academia Brasileira de Formação e Pesquisa

Recent Work

Lótus Soluções Contábeis

Recent Work

Portal Médico Sem Medo

Recent Work

SEAC MT

Recent Work

IBTCA - Instituto Brasileiro de Tecnologia e Ciência da Aprendizagem

Recent Work

Honorário 100 %

Recent Work

TV Chapada

Recent Work

Portal 065 News

Recent Work

Portal Nestor Fidelis

Recent Work

Festanny Alimentos

Recent Work

Mello Roberto Advocacia

Recent Work

Empório Óptico

Recent Work

Kital Motel

Recent Work

I9 - Inove Uniformes

Recent Work

GooLEARN Cursos

Recent Work

Pio da Silva Advogados

Recent Work

Grupo Seta Inspeção

Recent Work

Izis Doríleo Organização de Eventos

Recent Work

Sinalizar MT

Recent Work

BioEnerg

Recent Work

Pousada Villa Glamour

Recent Work

Inter UFMT

Recent Work

Academia Brasileira de Formação e Pesquisa

Recent Work

Stamp a sua Camiseta

Recent Work

Gonso Advogados

Recent Work

Nestor Fidelis Soc. de Advogados

Recent Work

Voa Rio Táxi Aéreo

Recent Work

Cardoso Rodrigues Advogados

Recent Work

PGV Tecnologia

Recent Work

Academia Jacarezinho

Recent Work

RM Uniformes

Recent Work

Portal de Xaraés

Recent Work

CR7 Cobranças

Recent Work

Ecobras Ambiental

Recent Work

Posturale Studio Pilates

Recent Work

Hotel Almanara

Recent Work

Thelma de Oliveira

Recent Work

Marina Xaraes

Tecnologia de Ponta em Programação para Web

Criação de sites em Cuiabá - Villas Bôas Web

Nossos Números! Desde o ano 2000:

Criação Públicitária
Criação Gráfica
Criação Web
Clientes Atendidos

Do Simples ao Avançado, Você Quer? Aqui têm!

Do simples ao mais avançado, o nosso experiente “Time de Publicitários e Desenvolvedores Web Full Stack”, estão à disposição para responder a todas as suas perguntas e orientá-lo no caminho para o sucesso definitivo.
Clique no botão animado do WhatsApp e descubra como podemos transformar seus objetivos em realidade!

FALE CONOSCO AGORA

Destaques do Blog

"Desperte para uma fonte valiosa de interatividade e troca de conhecimentos através dos nossos artigos, todos influenciados diretamente pelo criativo e experiente publicitário e desenvolvedor web full stack, Denis Villas Bôas. Como fundador da Villas Bôas Comunicação, com mais de 02 décadas de atuação no mercado publicitário. Denis Villas Bôas possuí notório conhecimento prático e teórico nas áreas que compoêm o extenso universo do Marketing, da Comunicação, do Design, do Motion Design e do Desenvolvimento Web (Full Stack)".