Marketing na pandemia pode reaproximar empresas dos consumidores

Desenvolvimento exclusivo para sua Empresa

Ovarejo, que cresceu abaixo da média no ano passado (1,8%), aguardava uma alta de mais de 5% para este ano, conforme estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgadas ainda em fevereiro, durante o Carnaval. Poucos dias depois do evento mais aguardado pelos brasileiros, a pandemia da Covid-19, que assola as economias do mundo inteiro, chega também ao país e leva os mercados à desaceleração. Neste cenário, o comércio varejista, um dos setores mais afetados, passa a buscar alternativas para evitar queda nas receitas e ainda se manter próximo do consumidor, mesmo durante o período de isolamento social.

Novo consumo
Os efeitos que a pandemia deixará na economia daqui para frente seguem muito difíceis de prever, mas uma coisa é certa: a forma como as pessoas consomem bens e serviços nunca mais será a mesma. Entre março e abril deste ano, segundo levantamento do Instituto Locomotiva, período que abrange o começo do isolamento social na maior parte das cidades brasileiras, as compras feitas por meio de aplicativos cresceram 30%, com alta mais significativa entre o público maior de 50 anos e das classes C, D e E que, somadas, representam mais da metade dos consumidores do país. Quase metade (49%) das pessoas declarou que pretende ampliar as compras online após o fim do isolamento social. Além disso, cerca de um terço (32%) pontuou que planeja reduzir as idas a lojas físicas.

As empresas varejistas, sem sombra de dúvidas, devem adaptar a comunicação com seus clientes. Devem levar em consideração as mudanças irreversíveis no perfil de comportamento dos consumidores, que tendem a ser mantidas mesmo depois de tudo isso passar. Não à toa muitas companhias já estão revendo suas estratégias de investimento em marketing, realocando verba para o e-commerce. Pesquisa desenvolvida pela Adaction em parceira com a Inflr já apontam para este caminho.

60% de investimento em marketing
Analisando a estratégia de 100 marcas de todo o país, de empresas de todos os portes e de diversos segmentos, 60% do valor reservado para investimentos em campanhas tradicionais de marketing foram estancados este ano. Mas, deste total, mais da metade (53,5%) serão realocados em outras estratégias, como promoções de e-commerce (41%), divulgação de apps (27%) e ações institucionais que visam dar apoio à população durante o período de isolamento social.

Muitos projetos focados nas novas mídias estão saindo da gaveta, mesmo em segmentos que tradicionalmente concentram suas receitas em vendas presenciais, como o caso de farmácias e supermercados. A busca é pela adequação das campanhas para a nova realidade.

Empatia e solidariedade
O país está num momento no qual a empatia, a sensibilidade e a solidariedade serão muito valorizadas. Presas em suas casas, as pessoas desejam ouvir vozes conhecidas, ver pessoas amadas e buscar informações de alguém em quem possam confiar. Neste momento, investir no fortalecimento e credibilidade da marca é imprescindível e o uso da inteligência artificial pode agregar enorme valor à empresa.

A Inteligência artificial permite entender quem é de fato o consumidor e o que ele deseja, sem que a abordagem se torne uma exploração comercial insensível. Saber engajá-lo aos propósitos da marca, usando os meios e as plataformas corretas para atraí-lo, e oferecer o produto sob medida por meio de múltiplos formatos de conteúdo para diferentes perfis, respeitando o momento da jornada de compra, será essencial para manter vínculo com o cliente durante o isolamento. E isso vai depender cada vez mais de tecnologias, com investimentos altamente escaláveis no longo prazo.

Independentemente dos efeitos que a pandemia deixará como marcas na economia e nos negócios, a empresa que se preparar para atender às novas necessidades do cliente e seu novo perfil de consumo, terá muito mais condições de enfrentar esta e qualquer outra crise que encontrar no caminho.

Compartilhar no Facebook
Sobre o Autor:
Denis Villas Boas
Denis Villas Boas

Publicitário, Programador, Designer e Desenvolvedor Web, com mais de 20 anos experiências diárias nas áreas de Marketing, Comunicação, Publicidade e Tecnologias da Informação. Atende atualmente centenas de empresas, desenvolvendo sistemas, criando web sites responsivos, criando Marketing Digital e disponibilizando ferramentas inovadoras para as mesmas. Atividades profissionais como Executor de  Marketing - DECOM da Universidade de Cuiabá - UNIC (1999 à 2002),  Diretor de Marketing - Colégio Isaac Newston  - CIN (2002 à 2003), Criação e Arte Finalização - RKF Publicidade  (2003), Criação Criação e Arte Finalização - Cia da Propaganda (2004), CEO - Villas Bôas Web (Desde 2005).

Conteúdos Relacionados



Destaques Criação Web

Recent Work

2º Congresso do Direito do Trabalho

Recent Work

Congresso 20 Anos do Código Civil Brasileiro

Recent Work

ABFP - Academia Brasileira de Formação e Pesquisa

Recent Work

Lótus Soluções Contábeis

Recent Work

Portal Médico Sem Medo

Recent Work

SEAC MT

Recent Work

IBTCA - Instituto Brasileiro de Tecnologia e Ciência da Aprendizagem

Recent Work

Honorário 100 %

Recent Work

TV Chapada

Recent Work

Portal 065 News

Recent Work

Portal Nestor Fidelis

Recent Work

Festanny Alimentos

Recent Work

Mello Roberto Advocacia

Recent Work

Empório Óptico

Recent Work

Kital Motel

Recent Work

I9 - Inove Uniformes

Recent Work

GooLEARN Cursos

Recent Work

Pio da Silva Advogados

Recent Work

Grupo Seta Inspeção

Recent Work

Izis Doríleo Organização de Eventos

Recent Work

Sinalizar MT

Recent Work

BioEnerg

Recent Work

Pousada Villa Glamour

Recent Work

Inter UFMT

Recent Work

Academia Brasileira de Formação e Pesquisa

Recent Work

Stamp a sua Camiseta

Recent Work

Gonso Advogados

Recent Work

Nestor Fidelis Soc. de Advogados

Recent Work

Voa Rio Táxi Aéreo

Recent Work

Cardoso Rodrigues Advogados

Recent Work

PGV Tecnologia

Recent Work

Academia Jacarezinho

Recent Work

RM Uniformes

Recent Work

Portal de Xaraés

Recent Work

CR7 Cobranças

Recent Work

Ecobras Ambiental

Recent Work

Posturale Studio Pilates

Recent Work

Hotel Almanara

Recent Work

Thelma de Oliveira

Recent Work

Marina Xaraes

Tecnologia de Ponta em Programação para Web

Criação de sites em Cuiabá - Villas Bôas Web

Nossos Números! Desde o ano 2000:

Criação Públicitária
Criação Gráfica
Criação Web
Clientes Atendidos

Do Simples ao Avançado, Você Quer? Aqui têm!

Do simples ao mais avançado, o nosso experiente “Time de Publicitários e Desenvolvedores Web Full Stack”, estão à disposição para responder a todas as suas perguntas e orientá-lo no caminho para o sucesso definitivo.
Clique no botão animado do WhatsApp e descubra como podemos transformar seus objetivos em realidade!

FALE CONOSCO AGORA

Destaques do Blog

"Desperte para uma fonte valiosa de interatividade e troca de conhecimentos através dos nossos artigos, todos influenciados diretamente pelo criativo e experiente publicitário e desenvolvedor web full stack, Denis Villas Bôas. Como fundador da Villas Bôas Comunicação, com mais de 02 décadas de atuação no mercado publicitário. Denis Villas Bôas possuí notório conhecimento prático e teórico nas áreas que compoêm o extenso universo do Marketing, da Comunicação, do Design, do Motion Design e do Desenvolvimento Web (Full Stack)".