Marketing na pandemia pode reaproximar empresas dos consumidores

Desenvolvimento exclusivo para sua Empresa

Ovarejo, que cresceu abaixo da média no ano passado (1,8%), aguardava uma alta de mais de 5% para este ano, conforme estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgadas ainda em fevereiro, durante o Carnaval. Poucos dias depois do evento mais aguardado pelos brasileiros, a pandemia da Covid-19, que assola as economias do mundo inteiro, chega também ao país e leva os mercados à desaceleração. Neste cenário, o comércio varejista, um dos setores mais afetados, passa a buscar alternativas para evitar queda nas receitas e ainda se manter próximo do consumidor, mesmo durante o período de isolamento social.

Novo consumo
Os efeitos que a pandemia deixará na economia daqui para frente seguem muito difíceis de prever, mas uma coisa é certa: a forma como as pessoas consomem bens e serviços nunca mais será a mesma. Entre março e abril deste ano, segundo levantamento do Instituto Locomotiva, período que abrange o começo do isolamento social na maior parte das cidades brasileiras, as compras feitas por meio de aplicativos cresceram 30%, com alta mais significativa entre o público maior de 50 anos e das classes C, D e E que, somadas, representam mais da metade dos consumidores do país. Quase metade (49%) das pessoas declarou que pretende ampliar as compras online após o fim do isolamento social. Além disso, cerca de um terço (32%) pontuou que planeja reduzir as idas a lojas físicas.

As empresas varejistas, sem sombra de dúvidas, devem adaptar a comunicação com seus clientes. Devem levar em consideração as mudanças irreversíveis no perfil de comportamento dos consumidores, que tendem a ser mantidas mesmo depois de tudo isso passar. Não à toa muitas companhias já estão revendo suas estratégias de investimento em marketing, realocando verba para o e-commerce. Pesquisa desenvolvida pela Adaction em parceira com a Inflr já apontam para este caminho.

60% de investimento em marketing
Analisando a estratégia de 100 marcas de todo o país, de empresas de todos os portes e de diversos segmentos, 60% do valor reservado para investimentos em campanhas tradicionais de marketing foram estancados este ano. Mas, deste total, mais da metade (53,5%) serão realocados em outras estratégias, como promoções de e-commerce (41%), divulgação de apps (27%) e ações institucionais que visam dar apoio à população durante o período de isolamento social.

Muitos projetos focados nas novas mídias estão saindo da gaveta, mesmo em segmentos que tradicionalmente concentram suas receitas em vendas presenciais, como o caso de farmácias e supermercados. A busca é pela adequação das campanhas para a nova realidade.

Empatia e solidariedade
O país está num momento no qual a empatia, a sensibilidade e a solidariedade serão muito valorizadas. Presas em suas casas, as pessoas desejam ouvir vozes conhecidas, ver pessoas amadas e buscar informações de alguém em quem possam confiar. Neste momento, investir no fortalecimento e credibilidade da marca é imprescindível e o uso da inteligência artificial pode agregar enorme valor à empresa.

A Inteligência artificial permite entender quem é de fato o consumidor e o que ele deseja, sem que a abordagem se torne uma exploração comercial insensível. Saber engajá-lo aos propósitos da marca, usando os meios e as plataformas corretas para atraí-lo, e oferecer o produto sob medida por meio de múltiplos formatos de conteúdo para diferentes perfis, respeitando o momento da jornada de compra, será essencial para manter vínculo com o cliente durante o isolamento. E isso vai depender cada vez mais de tecnologias, com investimentos altamente escaláveis no longo prazo.

Independentemente dos efeitos que a pandemia deixará como marcas na economia e nos negócios, a empresa que se preparar para atender às novas necessidades do cliente e seu novo perfil de consumo, terá muito mais condições de enfrentar esta e qualquer outra crise que encontrar no caminho.

Compartilhar no Facebook
Sobre o Autor:
Denis Villas Boas
Denis Villas Boas

Publicitário, Web Master, Programador, Designer e Desenvolvedor Web, com mais de 20 anos experiências diárias nas áreas de Marketing, Comunicação, Publicidade e Tecnologias da Informação. Atende atualmente centenas de empresas, desenvolvendo sistemas, criando web sites responsivos, criando Marketing Digital e disponibilizando ferramentas inovadoras para o mercado.

Conteúdos Relacionados



Trabalhos Recentes

Recent Work

Kital Motel

Recent Work

Blog do Osmar

Recent Work

Mais Módulos

Recent Work

I9 - Inove Uniformes

Recent Work

GooLEARN Cursos

Recent Work

Praticas Educativas DUA

Recent Work

Instituto Deltas Avante

Recent Work

Pio da Silva Advogados

Recent Work

PGV Tecnologia

Recent Work

Grupo Seta Inspeção

Recent Work

Sigulaçai

Recent Work

Izis Doríleo Organização de Eventos

Recent Work

BioEnerg

Recent Work

Amazonas Desentupidora

Recent Work

Inter UFMT

Recent Work

Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso

Recent Work

Academia Brasileira de Formação e Pesquisa

Recent Work

Stamp a sua Camiseta

Recent Work

Bota Fora

Recent Work

Gonso Projetos

Recent Work

Gonso Advogados

Recent Work

Hotel Almanara

Recent Work

Posturale Studio Pilates

Recent Work

Nestor Fidelis Soc. de Advogados

Recent Work

Voa Rio Táxi Aéreo

Recent Work

Cardoso Rodrigues Advogados

Recent Work

Academia Jacarezinho

Recent Work

RM Uniformes

Recent Work

Gonso Soluções

Recent Work

Portal de Xaraés

Recent Work

CRRC Cobranças

Recent Work

Sinalizar MT

Tecnologia de Ponta em Programação para Web

Desde o ano 2000! Nossos Números:

Criação Públicitária
Criação Gráfica
Criação Web
Clientes Atendidos

Ainda possui dúvidas sobre a Presença Digital de Alto Nível? Fale Conosco

Blog

Nossos artigos são elaborados exclusivamente pelo nosso fundador o Publicitário e Web Master - Denis Villas Bôas, que atua de forma multidisciplinar nas áreas de Marketing, Comunicação, Criação de Publicidade, Designer Gráfico e Desenvolvimentos de Sistemas e Plataformas para Web desde o ano 2000, vivenciando ao longo de sua carreira, milhares de experiências práticas diárias que estão sendo compartilhadas de forma interativa, com objetivo de ajudar Jovens Profissionais e Empresários Brasileiros.

Veja mais