Minha Loja Virtual no topo do Google! Passo a passo!

O trabalho de SEO deve ser monitorado

Muitos empresários modernos pensam diariamente como seria lucrativo ter uma loja virtual no topo da busca no Google e esse pensamento faz todo o sentido nos dias de hoje, mas exige muito planejamento e a contratação do desenvolvimento certo, e por esse motivo não podemos agir de forma não planejada.

Sem dúvida temos muita urgência em disponibilizar nosso produtos ou serviços para o mundo todo, mas uma loja virtual em destaque no Google, depende de muitas técnicas como o uso de links patrocinados, aliados a aplicação de diversas estratégias de marketing de busca que se não feitas de forma correta podem inviabilizar a continuidade do investimento.

Todo empresário que deseja ligar seu negócio no piloto automático deve entender um pouco desse conteúdo,  mesmo que ele não venha a desempenhar a função de SEO diretamente, ele deve conhecer e falar a mesma língua na hora de contratar uma prestação de serviço SEO, ou correrá o risco de se frustrar e ser enganado na contratação do serviço, realidade essa que infelizmente acontece.

 

VAMOS COMEÇAR FALANDO DA BASE DA OTIMIZAÇÃO DE UM E-COMMERCE

O primeiro passo para colocar uma loja virtual no topo do Google é otimizar os recursos técnicos da plataforma de e-commerce dentro das melhores praticas de otimização e programação.

Esses  parâmetros de avaliação vão gerar relevância para a loja virtual no que envolve  a organização e relacionamento das páginas como vitrine, seções e produtos da loja para os robôs indexadores de conteúdos. Sem boa relevância, nada de indexação e nada de aparecer nos resultados de busca.

Nesta área, um dos segredos para colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google é prestar atenção à forma como o sistema organiza a estrutura de endereço de cada tipo de página para podermos extrair o máximo de otimização na construção de URLs amigáveis.

A técnica de URLS Amigáveis nos permite inserir as palavras chave que queremos otimizar na própria URL da página, uma prática bastante relevante para um bom posicionamento nas primeiras posições dos grandes buscadores.

A nomenclatura e estrutura das URLs de produtos, seções e vitrines da loja virtual precisam ter uma relação muito grande de reciprocidade de significado e complementação de significado para que possam ser considerados pertinentes e relevantes dentro do campo semântico das palavras chave utilizadas.

 

Otimização das páginas de detalhe de produtos

O segundo item para colocar um e-commerce no primeiro lugar do Google é a otimização de páginas de detalhes de produtos dentro dos critérios de melhores práticas de SEO. A página de detalhes de produto é muito mais que um simples mostruário digital. Ela é a principal ferramenta de marketing nas ferramentas de busca.

Alguns itens de SEO no e-commerce importantes:

  1. Otimização das URLs de produtos;
  2. Otimização das meta tags;
  3. Otimização das tags de HTML
  4. Otimização dos recursos de imagens;
  5. Linkagens internas e externas

Depois dessa fase podemos então submeter todo o site a um software de SEO que permita fazer uma auditoria de fatores internos como o SEO Panel ou Screaming Frog, uma ótima ferramenta.

A última etapa é a criação da popularidade do site, conhecida entre os profissionais de SEO como estratégia de Link Building. Nessa etapa buscamos pela criação de links de relevância para as páginas de detalhes de produtos do e-commerce.

Link Building – Estratégia em que se busca criar sites que apontem para o nosso site – Outbound Links, de forma a fortalecem o potencial de posicionamento de uma página nas listas de respostas dos buscadores.

Um dos critérios que garantem um bom posicionamento de uma loja virtuais nas primeiras posições do Google é a quantidade de links de relevância estão apontando para o seu site. É ai que entra a etapa de criação de links para a loja virtual.

As técnicas são muitas, mas o envio de press release para portais e a participação ativa em redes sociais são as duas formas mais conhecidas de divulgação de lojas virtuais com o objetivo de criação de links. Se você quer saber como colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google fique sabendo que não depende unicamente de você, e muito dos relacionamentos que você construir.

O importante nesta estratégia é que não se tenha como foco a meta de quantidade dos links, e sim a qualidade dos mesmos, pois isso é que faz a diferença junto ao Google atualmente. Além disso, é necessário que o site do qual você recebe links, esteja na mesma nuvem semântica que o seu, ou seja, trabalhe com conteúdo relacionado ao do seu site.

Se o seu e-commerce recebe links de sites com autoridade, essa autoridade e relevância no seu segmento de atuação é parcialmente transferida para o seu site, e isso contribui para melhorar o posicionamento do seu comércio eletrônico nas páginas de respostas do Google.

 

Monitorando o caminho da loja virtual rumo ao primeiro lugar do Google

Como tudo em marketing de busca, o trabalho de SEO deve ser monitorado para que possamos acompanhar sua performance e implementar ajustes que se façam necessários.

Existem diversas ferramentas de monitoramento de posições no Google para acompanhar a evolução do trabalho de otimização. Algumas delas, como o SEO Panel, são gratuitas mas nem por isso ficam devendo às grandes ferramentas pagas disponíveis na Web.

Esse acompanhamento deve ser acompanhado de um monitoramento preciso através do Google Analytics para que se possa também verificar o impacto do trabalho de otimização sobre os resultados financeiros da loja virtuais.

Não se trata apenas de saber como colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google, mas também saber esse esforço está trazendo resultados.

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Sobre o Autor:
Dênis Villas Bôas
Dênis Villas Bôas

Publicitário, Web Master, Programador, Designer e Desenvolvedor Web, com mais de 20 anos experiências diárias nas áreas de Marketing, Comunicação, Publicidade e Tecnologias da Informação. Atende atualmente centenas de empresas, desenvolvendo sistemas, criando web sites responsivos, criando Marketing Digital e disponibilizando ferramentas inovadoras para o mercado.

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Nossos artigos são elaborados exclusivamente pelo nosso fundador o Publicitário e Web Master - Denis Villas Bôas, que atua de forma multidisciplinar nas áreas de Marketing, Comunicação, Criação de Publicidade, Designer Gráfico e Desenvolvimentos de Sistemas e Plataformas para Web desde o ano 2000, vivenciando ao longo de sua carreira, milhares de experiências práticas diárias que estão sendo compartilhadas de forma interativa, com objetivo de ajudar Jovens Profissionais e Empresários Brasileiros.

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